| Reino: | Animalia |
| Filo: | Chordata |
| Classe: | Aves |
| Ordem: | Piciformes |
| Família: | Picidae |
| Leach, 1820 | |
| Subfamília: | Picinae |
| Leach, 1820 | |
| Espécie: | C. torquatus |
Bela ave da família picidae.
Seu nome significa: do (grego) keleus = pica-pau verde; e do (latim) torquata, torquatus, torques = colarinho, colar. ⇒ Pica-pau com colarinho ou pica-pau de coleira.
Apresenta 3 subespécies:
Mede 27 cm.
Ssp. torquatus: Cabeça caramelo, sendo que o macho apresenta faixa malar vermelha. Manto castanho orlado de negro; pescoço anterior e peito negros; barriga amarelada.
Ssp. occidentalis: Semelhante à C. t. torquatus, mas com o manto mais densamente barrado de negro e com a barriga esbranquiçada barrada de negro.
Ssp. tinnunculus: Semelhante à C. t. occidentalis, mas todo densamente barrado de negro.
Alimenta-se de insetos e sua larvas; ataca cupinzeiros arborícolas.
Escava seu ninho em troncos e galhos de árvores secas e palmeiras, onde põe seus ovos brancos e brilhantes no fundo da câmara incubatória.
Vive em bordas de matas de terra firme e de várzea, matas de galeria, matas secundárias e clareiras e na Mata Atlântica da Bahia, onde se encontra a subespécie C.t. tinnunculus. Encontrado aos pares ou em grupos familiares de até 5 indivíduos. Pousa em troncos altos. Acompanha bandos mistos de aves.
Voz: Assovios monótonos “pii…”
Ocorre do norte da América do Sul aos altos rios Tapajós, Xingu e das Mortes ( Mato Grosso ), Goiás ( Rio Maranhão ). No Brasil oriental vive uma população disjunta, Celeus torquatus tinnunculus, na Bahia e Espírito Santo.
Status de conservação: LC ( IUCN ). A subespécie C. t. tinnunculus é endêmica do Brasil, está ameaçada de extinção devido ao desmatamento da Mata Atlântica.